Whey protein, o que é, para o que serve e como tomar

 

O whey protein (proteína do soro de leite) é um dos suplementos mais conhecidos e usados por praticantes de atividades físicas. Ele ganhou o posto de "Rei dos suplementos" principalmente por oferecer todos os aminoácidos essenciais para a recuperação e construção muscular —ou seja, por favorecer o ganho de força e hipertrofia (aumento da massa magra).

O que é o whey protein

Proteína extraída do soro do leite, que é composto principalmente pelas proteínas alfa-globulina e beta-globulina. A segunda está presente em maior quantidade nesse suplemento, fazendo com que o produto seja de fácil digestão e absorção. O whey fornece todos os aminoácidos não produzidos pelo organismo e é rico em BCAA —aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), importantes para a síntese (produção) de fibras musculares.

Para que serve o whey protein

whey protein é uma fonte de proteínas para o organismo. Muitas vezes, apenas a alimentação balanceada em união com o treino físico não conseguem atingir o objetivo almejado pelo atleta. Por isso, é importante buscar um acompanhamento nutricional, para entender para que serve whey protein e como acrescentar o suplemento à dieta.

O whey age no desenvolvimento e no crescimento dos músculos, pois é facilmente absorvido pelo organismo, distribuindo a quantidade de proteína de que o corpo precisa. Além disso, o consumo de whey protein favorece a recuperação muscular depois de um longo treino.

A alta quantidade de cálcio presente no whey protein também é responsável por reduzir a gordura corporal. Além de ser uma excelente fonte de cálcio, o whey protein é praticamente livre de lactose, o que pode ser uma vantagem para pessoas intolerantes a essa substância.

O consumo de whey protein também está diretamente relacionado ao aumento do desempenho nas atividades físicas. Isso acontece em razão das altas quantidades de cisteína, um aminoácido que auxilia no ganho de massa muscular e força . Dessa forma, o suplemento ajuda a reduzir a sensação de fadiga muscular, aumentando o desempenho do atleta durante os treinos.

Mas não existe somente um tipo de whey protein. Então, qual tomar? Quais são as diferenças entre eles?

Tipos de whey protein

É possível encontrar no mercado três versões do suplemento, e isso pode gerar confusão na hora de comprar. De forma simples, os tipos de whey protein são:

Concentrado: O soro do leite passa apenas por uma filtragem e conserva os carboidratos (inclusive lactose), minerais e gorduras do leite. Tende a ser mais barato. Porém, uma dose oferece teor proteico menor e o processo de digestão e absorção da proteína é mais demorado do que o dos outros tipos de whey.

Isolado: Obtido por técnicas rígidas de extração e filtragem, é uma proteína praticamente "pura". Geralmente, contém cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gorduras (muitos suplementos) Logo, a concentração de aminoácidos por dose no whey isolado é maior do que no concentrado. Além disso, o produto é absorvido mais rapidamente.

Hidrolisado: É uma versão isolada do whey que passou por um processo de quebra dos aminoácidos, facilitando a digestão e absorção dessas substâncias pelo organismo. Tende a oferecer menos BCCA que o isolado e é o mais caro entre os três tipos de whey. Pode ser uma boa opção para quem apresenta problemas de gases e má digestão ao consumir o suplemento isolado ou concentrado. Pesquisas já mostraram que a velocidade de absorção, fator que fazia muitos investirem no whey hidrolisado, não faz tanta diferença para os resultados do treino

Para quem é indicado o whey protein

O whey protein é uma fonte de proteína de alta qualidade, rica em aminoácidos essenciais e muito conhecida pela sua capacidade de aumentar a síntese de proteína muscular após a realização de exercícios físicos. O whey protein é indicado, principalmente, para quem precisa suplementar a quantidade de proteínas na dieta. Mas, além das pessoas que possuem deficiência desse nutriente, ele também é utilizado por praticantes de musculação e atletas de alto desempenho.

Exercícios físicos de alto impacto podem causar danos ao músculo, limitando sua capacidade de produzir força. Alguns estudos indicam que durante qualquer treinamento há redução na função muscular, que pode ser recuperada com mais facilidade por meio da ingestão de proteínas como o whey protein.

Em razão disso, ele é indicado como uma alternativa eficaz na aceleração da recuperação da função muscular após a realização de um exercício físico.

Como tomar whey protein

O whey protein pode ser ingerido em diversos momentos. O mais indicado é tomar o suplemento logo após o treino, porém não é uma regra, visto que a suplementação deve ser consumida de acordo com sua rotina de treinos e dieta balanceada. Em toda academia, é possível ouvir alguém falando sobre para que serve, como tomar whey protein e qual a forma de utilizá-lo em sua dieta.

É importante frisar que cada organismo possui uma necessidade nutricional diferente. Por isso, as quantidades adequadas de whey protein variam para cada pessoa. A quantidade geralmente utilizada varia de 20 a 40 g de whey protein por dia . No entanto, para saber a quantidade exata, é preciso consultar um nutricionista, o único que poderá indicar a melhor quantidade para suas necessidades.

O whey pode ser tomado com água - a forma de consumo mais tradicional - ou pode ser incluído em receitas fit, como panquecas, bolos, doces ou sucos.

Na Endorph você encontra os melhores wheys do mercado, de diversas marcas e tipos. Acesse nosso site. 

Comentários

Postagens mais visitadas